- CGIOMEB
- HISTÓRIA
- MISSÃO/VISÃO/VALOR
- IGREJAS NO BRASIL
- IGREJAS NO EXTERIOR
- BISPOS
- APÓSTOLOS
- PRESBÍTEROS
- PASTORES
- REVERENDOS
- EVANGELISTAS
- MISSIONÁRIO(A)
- DIÁCONOS(A)
- CONFERENCISTAS
- CANTORES
- COMPOSITORES
- LÍDERES/COORPERADORES
- MINISTÉRIO PROFÉTICO
- CURIOSIDADES BÍBLICAS
- REGULARIZAÇÃO DE IGREJAS
- TEMA ANUAL-2020
- AVISOS
- FILIE-SE
Total de visitas: 10053
PRESBÍTEROS
PRESBÍTEROSPastor, Presbítero e Bispo
No contexto do Novo Testamento, os termos pastor, presbítero e bispo, incrivelmente descrevem os mesmos servos. Trata-se de líderes atuando em igrejas locais, cuidando do rebanho de Deus, a Igreja de Cristo (Atos 20.17,28; 1ª Pedro 5.1-3; Tito 1.5-7). As várias palavras, mesmo diferentes, identificam os mesmos homens, mas é importante entender que cada palavra tem seu próprio significado. Essas variações de sentido ajudam a mostrar aspectos diferentes do trabalho dos ministros que cuidavam de uma congregação.
Para uma compreensão bem definitiva, irei apresentar os significados desses termos, dentro de uma ordem cronológica de surgimento e uso comum nos tempos bíblicos.
O Presbítero – do grego πρεσβυτερος (presbyteros), “ancião” em algumas versões da Bíblia, descreve alguém de idade mais avançada, experiente. A palavra é usada no Novo Testamento para identificar alguns dos líderes entre os judeus. No livro de Atos e nas epístolas, os homens que pastoreavam e supervisionavam as igrejas locais foram frequentemente chamados de presbíteros (Atos 11.30; 14.23; 16.4; 20.17; 21.18; 1ª Timóteo 5.17,19; Tito 1.5; Tiago 5.14; 1ª Pedro 5.1; 2ª João 1; 3ª João 1). Necessariamente eram os cristãos mais maduros da congregação. Usavam seu conhecimento e experiência para servir como modelos e ensinar o povo de Deus.
Nas referencias que apresentamos, interligando as palavras pastor e presbíteros, temos as mesmas pessoas pelo seguinte fato: Os presbíteros foram chamados para pastorear o rebanho de Deus. Isto é, os pastores do Novo Testamento eram os mesmos líderes (presbíteros) que estavam à frente do cuidado da igreja. E mais, recebiam muito bem para isso conforme 1ª Timóteo 5.18 que diz: “Os presbíteros que administram bem a igreja são dignos de dobrados honorários, principalmente os que se dedicam ao ministério da pregação e do ensino”. (Versão King James). Observe que muitos presbíteros que eram de fato os pastore,s pregavam e ensinavam.
site: bereiano
Por Alex Belmonte
consultor teológico jaime alis